Resenha: O Hobbit


By Najinara Lira

Título Original: The Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien
Número de Páginas: 320
Editora: Martins Fontes

By Najinara Lira

Sobre o livro: Edição comemorativa de 75 anos de O Hobbit de J.R.R. Tolkien, mais conhecido como o autor de O Senhor dos Anéis. Essa edição é de capa dura e traz mapas e ilustrações do próprio autor.

O livro narra a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que tem uma vida pacata em sua pequena cidadela no condado. Sua casa, sempre cercada de muito conforto, comida farta e chá, sempre que desejar.


Tem o hobby de observar a natureza enquanto fuma seu cachimbo e foi numa destas ocasiões, sentado do lado de fora de sua casa que ele recebeu uma visita inesperada: Gandalf, um bruxo que o chama para uma aventura da qual mesmo Bilbo recusando, ela chegaria em sua casa de qualquer maneira.
Foto: Filme O Hobbit

No calar da noite Bilbo recebe uma visita inesperada de treze anões. Um a um começam a expor sua personalidade, por fim, chegando no líder do bando, Thorimn Escudo de Carvalho, Gandalf também está presente nesta reunião para convidar Bilbo a ser o “ladrão” desta jornada rumo a Montanha Solitária para recuperar o tesouro dos anões.

Antes de chegarem ao seu destino, terão de enfrentar uma série de desafios, um mais difícil que o outro, atravessando a Floresta das Trevas, escapando de aranhas gigantes, orcs e fugindo da prisão dos Elfos da Floresta. Também vão contar com a ajuda de muitos amigos pelo caminho, águias das montanhas sombrias, o grande Beon homem que se transforma em urso e para deixar a trama mais intrigante Bilbo vai contar com a ajuda de um anel mágico – o seu precioso.


By Najinara Lira
Quando chegam à montanha, Smaug o grande dragão que se apossou do castelo, matou quase todos seus habitantes, tomando o tesouro dos anões para si.

A trama segue até o fim de forma cativante e mágica, em cada página é possível observar o quanto Bilbo, que era assustado com o mundo fora do Condado se torna destemido, forte e disposto a sempre encarar da melhor maneira as aversões de Smaug e os anões.


O livro traz consigo uma grande lição para o leitor, a ganância está sempre presente no coração dos anões ocasionando sua ruína, no qual esta situação só foi revertida após o orgulho que foi deixado de lado, dando abertura ao companheirismo e a lealdade com o próximo. 


Apesar do livro ter sido escrito para o público infantil, sua história é para todas as idades. O Hobbit já foi adaptado para os cinemas e foram feitos três, sim, TRÊS filmes para descrever toda a saga de Tolkien sendo eles: Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014). Eu indico que antes de assistirem aos filmes, se entreguem a fascinante leitura do livro, sendo assim vocês terão uma melhor compreensão de cada filme a partir do conteúdo adquirido com a leitura do livro.

10 lições que aprendi com o livro O Hobbit:
  1. A sua vida simples pode mudar do dia para a noite.
  2. Anões podem encher a sua casa de músicas e acabar com a sua despensa.
  3. Seu melhor amigo pode fazer transparecer a melhor parte de si mesmo da qual você nem conhecia.
  4. Quando optamos pela mudança, a vida se torna mais interessante.
    Gif: Fonte internet
  5. Ser observador com o que fazemos é o truque para tudo dar certo.
  6. Trabalho em equipe é essencial.
    Foto: Filme O Hobbit
  7. Escutar os conselhos dos mais velhos sempre é uma boa opção.
  8. Um dragão pode até não te ver, mas pode te sentir.
  9. A junção de povos e etnias é importante em uma grande batalha contra o mau.
  10. A mudança é necessária em qualquer circunstância da vida.


Me despeço agora de vocês e aguardo críticas, sugestões e temas para próximas resenhas.


Até a próxima!

Najinara Lira do Nascimento

4 comentários

  1. Ainda não li o livro mas gostei do que li aqui, principalmente nas 10 lições. Mas me impressionei mesmo com a segunda foto, ficou muito boa. :D

    ResponderExcluir
  2. Não tive a oportunidade de ler o livro ainda,mas com essa "sinopse" deu vontade de se aprofundar mais na história. O livro foi narrado de uma forma clara e objetiva, cabe ressaltar que a autora teve a preocupação de empregar uma linguagem de fácil acesso para todos possibilitando fácil compreensão, esta tudo perfeito desde a história até as ilustrações (diga-se de passagem, escolhidas de muito bom gosto). Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro , mais com esse resumo deu imaginar o quanto é legal , a parte que me chamou atenção foi o quanto bilbo era assustado com o mundo longe de sua terra longe do seu aconchego , às vezes nosso comodismo ou medo de se aventurar em novas descobertas nos impede de esprorar coisas novas aprendizado novo , a outra que também me chamou a atenção foi a dos anões enquanto eles viviam movidos pela ganância e orgulho não enxergava , os maiores valores que são a de uma boa amizade ,lealdade ,humildade . Você está de parabéns muito bom sucesso .

    ResponderExcluir