Parceria: Revista Subversa


"Toda a literatura realmente digna desse nome é subversa e também submersa, toda a literatura é o seu inverso ou não é." (Rui Zink)


É com profunda alegria que compartilhamos com vocês mais esta maravilhosa novidade: o blog firmou parceria com a Revista Subversa

Focada em estimular a produção de literatura contemporânea de qualidade e a comunicação entre autores, leitores e críticos portugueses e brasileiros, a Revista Subversa foi criada em agosto de 2014 por ¹Morgana Rech e ²Tânia Ardito, brasileiras que se conheceram em um curso de pós-graduação em Portugal e que decidiram buscar um espaço descomplicado onde o exercício da literatura pudesse ser trabalhado de forma livre.


Inicialmente elas criaram um blog para divulgar periodicamente os trabalhos dos portugueses e brasileiros que estavam ao seu redor, dentro dos círculos acadêmicos e literários que frequentavam. Em dezembro de 2014, com o aumento dos textos recebidos e interessados em fazer parte da Subversa, suas fundadoras realizaram uma reforma digital que transformou o blog em site para hospedar de forma mais profissional e ágil todo o conteúdo que recebiam. Com o novo site no ar, aconteceram também alterações na edição dos textos principalmente através da inserção de imagens feitas por ilustradores, artistas plásticos e fotógrafos, para formar uma ligação com o material publicado.

http://canalsubversa.com/
A revista publica quinzenalmente em seu site textos dos mais variados gêneros artísticos e científicos, como por exemplo, contos, crônicas, manifestos, poemas, entre outros. Além de entrevistas com autores, colunistas e todo o acervo digital da revista.  Existe também a versão impressa que é lançada semestralmente pela editora Patuá. O exemplar é belíssimo, em formato de livro, composto por 200 páginas, feito com papel de alta qualidade e páginas amareladas que agradam muito aos olhos no momento da leitura. Digitalmente ou em sua forma impressa, é indiscutível a excelência de conteúdo que a Revista Subversa nos apresenta, além da oportunidade que ela concede a autores de qualidade que muitas vezes infelizmente, não tem a chance de entrar no meio editorial através de suas produções literárias.

1. Morgana Rech é gaúcha, formada em Psicologia pela PUC do Rio Grande do Sul, mestre em Teoria da Literatura (Universidade do Porto) e doutoranda em Teoria Psicanalítica (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Publicou Noites Mal Dormidas (2012) e Casa de Vidro (2014), livros de ficção. Atualmente vive no Rio de Janeiro, onde trabalha com literatura e psicanálise. 
E-mail:mo.rech@gmail.com

2. Tânia Ardito é paulistana, mas atualmente sente que o seu lugar no mundo é a cidade do Porto – Portugal. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, é Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes pela Universidade do Porto, onde também é investigadora do Centro de Estudos Africanos. Publicou em coautoria um estudo sobre a obra do poeta caboverdiano Guilherme Dantas - Contos Singelos e Outros Textos (Sombra pela Cintura- 2014). É consultora em produção textual, além de oferecer workshops e oficinas de escrita. E-mail:tania.ardito@gmail.com

2 comentários

  1. Ficou muito bacana a matéria! Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Novamente muito obrigada Revista Subversa pelo apoio!!! Para nós é uma honra esta parceria.

    ResponderExcluir