5 Dicas de como gastar menos nas compras de livros


Olá leitores!


O post de hoje é para todos que assim como eu, amam e colecionam livros: como economizar mais nas compras de livros? Eis uma pergunta que sempre me fiz ao longo dos anos, todas às vezes que eu queria adquirir mais um exemplar para minha biblioteca pessoal, principalmente quando o livro em questão, é um lançamento, ou seja, não será possível encontrá-lo em sebos.


1. Pesquisar muuitooo!
Sim, frequentemente quando estamos doidas(os) por um livro, costumamos não pesquisar tanto ou agir por impulso o que é pior ainda. Compras emocionais quase sempre resultam em uma economia menor ou inexistente. Eu mesma, infelizmente, já fiz isso várias vezes quando era mais jovem e não tinha todas as contas para pagar que tenho hoje depois de casada. kkkkk 

O fato é que por mais clichê que isto pareça, pesquisar realmente é algo muito importante não apenas na hora de comprar livros, mas também para efetuar qualquer compra. Costumo utilizar muito o site Buscapé para comparar os preços de um mesmo livro em diferentes lojas, mas sempre com o cuidado de que se eu optar em comprar em uma loja a qual não estou habitada, pesquiso antes no Reclame Aqui, ou simplesmente no Google, para ver se existem reclamações sobre a loja. 

2. Comprar pela internet
Aprecio muito pegar um livro, folheá-lo ver o tipo do papel, acabamento, enfim, ter o livro físico em minhas mãos e por este motivo já frequentei muito Livrarias (até já trabalhei em uma) apenas para "ver com as mãos" como era o livro que eu queria comprar. Mas com os valores cada vez mais caros e nosso salário nunca companhando a inflação, tive que mudar este hábito.

Atualmente ainda frequento muito Livrarias para "ver com as mãos" os livros que quero, ou conhecer as novidades do mercado editorial, porém, costumo sempre tirar uma foto do livro, ou anotar seu nome, para depois comprar pela internet. Em relação às lojas virtuais, a que eu mais efetuo compras e até divulgo suas ofertas aqui no blog, é a Amazon

Já comprei muito também na Livraria Cultura e principalmente na Livraria Saraiva on-line, mas faz alguns anos que sempre adquiro na Amazon pela questão das constantes promoções de livros, velocidade na entrega e valor/ofertas do frete. Sem deixar de mencionar também, que todos os livros que comprei na Amazon, sempre vieram em perfeito estado e bem embalados.

3. Comprar e-books
Como apaixonada por livros que sou, adoro livros físicos e os coleciono, porém, com o advento dos e-books e dos e-readers, vi que seria muito prático e principalmente econômico comprar e-books. Tenho um Kindle da Amazon já faz uns 8 anos mas ele parece um equipamento recém comprado. É muito prático, levíssimo a bateria dura muuuitooo, além de ser mais prático para carregar na bolsa e manusear. Imaginem só um exemplo: o livro " As Crônicas de Nárnia" de C. S. Lewis, possui 752 páginas, é quase um tijolo e eu ficava carregando ele para cima e para baixo, pois, leio bastante no ônibus, mas era algo bem trabalhoso devido ao peso. Já com o Kindle não tenho este problema.


Agora vocês devem estar se perguntando: ué, mas você não disse que coleciona livros e adora ter o exemplar físico? Sim é isso mesmo, porém, atualmente com exceção dos livros com edições ilustradas ou com acabamento que eu vi e amei, compro bem mais e-books, afinal a diferença de preços é gritante. E, além disso, inúmeros livros vez ou outra, ficam gratuitos na Amazon! Acredito que minha biblioteca virtual da Amazon, já está maior que minha biblioteca física. kkkkk  


4. Utilizar cupons de desconto
Atualmente muitas lojas fornecem descontos ou criam promoções para dar aquele empurrãozinho em nosso carrinho de compras, mas, além disso, existem sites especializados em informar estas promoções e também em fornecer gratuitamente, cupons de desconto de diversificados ramos do varejo, é o caso, por exemplo do site Cupom Válido.

Esta prática já é bastante comum no exterior, quem assistiu, por exemplo a série cômica "Todo Mundo odeia o Chris", cansou de ver e rir com o pai dele, Julius, utilizando cupons de desconto para efetuar variadas compras. No site Cupom Válido não é necessário efetuar cadastro para utilizar os cupons, basta escolher o da loja que você quiser (são inúmeras) e utilizar. A compra é totalmente segura, pois, é feita diretamente no site da loja. 


5. Comprar em sebos
Eis um hábito que tenho desde sempre! Na época da faculdade então, eu era a rainha dos sebos, físicos ou virtuais! Ia desde aqueles que pareciam um buraco escondido em uma portinha, com tudo misturado e pilhas de livros desmoronando, até o mais organizado como por exemplo o Sebo do Messias, localizado no Centro e SP e que também vende pela internet. Depois com a falta de tempo, passei a comprar muito no site Estante Virtual, o qual congrega vários sebos e vendedores de livros de todo o Brasil, sendo quase impossível não encontrar livros raros ou que não são mais publicados.

Enfim, espero que as dicas lhe ajudem e até o próximo post!

Abraços!

Nenhum comentário