Dica de exposição: Rafael e a Definição da Beleza


Oi gente!

Trabalho como secretária e alguns dias da semana estou na Av. Paulista, local de SP que possui vários pontos culturais muito interessantes e diversificados. Um deles é o Centro Cultural da FIESP, no qual pude dar um pulinho semana passada e ver a linda exposição GRATUITA Rafael e a Definição da Beleza

Sobre a exposição: O Renascimento foi uma época excepcional para a historia da humanidade que deixou incomparável legado de realizações nas artes e na arquitetura. Rafael de Urbino (1483-1520), o mais jovem da trindade encabeçada por Leonardo da Vinci e Michelangelo, foi considerado o mais perfeito, o maior representante da chamada Idade de Ouro do Renascimento.
A arte de Rafael combinava com maestria as formas da Antiguidade Clássica e a expressão intensa da natureza humana, definindo um novo ideal de beleza.
Não é mais a beleza exata da proporção matemática que havia orientado o gosto do século anterior. A nova beleza é contaminada pelo julgamento subjetivo que avalia a doce expressão dos sentimentos, o colorido harmonioso, a maciez do contorno dos corpos e naturalidade da articulação entre as figuras, a variedade das fisionomias e a elegância dos gestos, que será chamada de “graça” pela critica da época.

Impressionou-me o tamanho da exposição e a variedade de obras de diversas coleções italianas como por exemplo: a Galleria Nazionale da Umbria e de Modena, a Galleria Borghese e o Palazzo Barberini de Roma, a Santa Casa e o Museo del Tesoro de Loreto, e o Museo Nazionale di Capodimonti de Nápoles. Existem também mais de 50 gravuras que pertencem a Biblioteca Nacional do RJ e da Fundação Eva Klabin de SP. Além de recursos audiovisuais, livros, tapeçarias enormes e porcelanas. 

Inicialmente temos uma linha cronológica que conta toda a história de Rafael e na sequência a exposição se apresenta divida em oito salas, que são um verdadeiro deleite aos olhos! Existem tantas belas obras que foi difícil escolher algumas  para ilustrar este post, por mim eu colocaria a foto de todas elas! 😍💗














Informações:
Curadoria: Elisa Byington
Período: De 19 de setembro a 13 de janeiro
Horário:Terça a sábado, das 10h às 22h e Domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural FIESP - Galeria de Arte
Endereço: Avenida Paulista, 1313, Bela Vista - SP (em frente a estação Trianon-Masp do Metrô)

Site: Centro Cultural FIESP
ENTRADA GRATUITA

OBS: no vídeo acima é mencionado que a exposição será até 16/12/18, porém ela foi estendida até 13 de janeiro de 2019, conforme informações atualizadas e coletadas no site do Centro Cultural FIESP.


0 recadinhos