Resenha: Armarinho Mágico - Roseana Murray

"Então o coração vira vento,
o corpo vira nuvem
e voa." (trecho do livro)


Sempre achei poesia e universo infantojuvenil, uma combinação fantástica. Assim, quando recebi a newsletter da LC Agência de Comunicação, sobre o gracioso livro Armarinho Mágico, fiquei apaixonada!
"Como dizia Carlos Drummond de Andrade, as crianças são poetas por natureza, então, a poesia é a forma de leitura mais natural para elas. Ao contrário do que muitos pensam, as metáforas e rimas que compõem cada verso e estrofe não são difíceis para o entendimento infantil. Na verdade, esses aspectos facilitam muito a leitura, pois é principalmente na infância que se desenvolvem as noções de sonoridade das palavras e é nesse período, também, que exercemos o imaginário. Logo, os poemas são fundamentais nesse processo, já que as rimas dão musicalidade às palavras."
Sobre o livro: 
Poesia rima com magia. Foi isso que a autora Roseana Murray pensou quando escreveu Armarinho Mágico, obra publicada pela Editora Estrela Cultural. Ela se inspirou no pequeno armário de seu pai, que estava presente em quase toda sua infância. Lá havia de tudo que poderia imaginar: brinquedos, tecidos, carretéis de linhas, espelhos, cartas e mais um montão de coisas.

O livro traz poemas lúdicos carregados de amor, doçura, humor e um toque de magia. Aqui, cada prosa retirada do armarinho traz poemas únicos, que leva o pequeno leitor para um mundo de fantasia e aventuras.

A cada página um novo item é descoberto: um pote dos desejos, cartas perdidas, brilho da felicidade, vaga-lumes, uma bicicleta voadora e uma infinidade de coisas. Os objetos encontrados parecem até impossíveis, mas neste lugar tudo pode acontecer, basta soltar a imaginação!

Com uma narrativa cativante, a obra é repleta de descobertas e diversão, traz lindas mensagens para crianças e adultos. O livro encanta a todos quem o lê e não deixa ninguém ficar de fora das aventuras mágicas que possuí.Uma narrativa para todas as idades e perfeita para estimular a criatividade infantil.

Minha opinião:
Armarinho Mágico, assim como o próprio nome diz, é encantador! Primeiramente a qualidade do material e o tipo de papel (couché 150 gramas) utilizado para o livro físico, é de encher os olhos. A diagramação foi graciosamente ilustrada por Christiane Mello e Fernanda Morais, que usaram  ainda lindas aquarelas como fundo em todas as páginas. 


Escrito em linguagem coloquial, é fácil e prazeroso compreender a ideia que permeia cada poema, os quais são verdadeiros convites para nosso imaginário e a interpretação lúdica do universo explorado no livro. É uma leitura cativante que inúmeras vezes que lançou ao passado e a um sentimento de nostalgia, trazendo a minha mente recordações da infância, período no qual temos um olhar diferente e mais leve sobre a vida que nos cerca e o mundo que nos rodeia.


Carretel de Linha
"Ao virar a esquina,
o armarinho antigo
que sempre morou ali
(enquanto as pessoas
passam indiferentes e
apressadas
por sua calçada)
é um emaranhado 
de delícias.

Há um carretel de linha
para costurar
o tempo perdido
entre dois pensamentos
na fazenda rasgada
do dia.
Ou na escuridão
estrelada da noite,
para que caibam mais horas
em nossos sonhos."


Ao virar cada página, o leitor é presenteado com a delicadeza de poemas que são verdadeira magia. A riqueza das cores, os poemas carregados de amor que aquecem o coração e a presença de elementos divertidos e improváveis para um armarinho (bicicleta voadora, pote com o brilho da felicidade, caracol, entre outros), com certeza são capazes de arrebatar crianças e adultos e fazer saltar  no rosto um sorriso de alegria e a sensação de bem estar. 

Sobre a autora:
Escritora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos, Roseana Murray soma cerca de cem obras publicadas ao longo de sua carreira e recebeu vários prêmios, dentre eles, é possível destacar: o troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; por quatro vezes como A Melhor de Poesia da FNLIJ, além de ganhar como livro de poesia Altamente Recomendável na FNLIJ 2019, com o “Armarinho Mágico”, e o prêmio ABL de melhor livro infantil. Além disso, trabalha com o projeto “Leitura Café, Pão e Texto”, por meio do qual recebe alunos de escolas públicas em sua casa para um café da manhã literário.

Sobre as ilustradoras da obra:
Christiane Mello é formada em Programação Visual pela EBA/UFRJ, como bolsista da Capes, realizou mestrado em Communications Design no Pratt Institute, em Nova York. Desde o início de sua carreira investiu no próprio negócio, desenvolvendo diversos projetos na área cultural e editorial. Em 2010, abriu o Estúdio Versalete, onde dedica-se a projetar livros e publicações. Leciona Design Gráfico em cursos de graduação e pós-graduação.

Fernanda Morais é formada em Desenho Industrial pela PUC-RJ, com pós-graduação em ilustração e técnicas de comunicação visual na Escola de Disseny i Arts (EINA), em Barcelona. Começou a ilustrar livros infantis em 2010. Atualmente, é sócia do Estúdio Versalete e pesquisa sobre o tema do livro ilustrado para crianças no mestrado em Design da Escola de Belas Artes da URFJ.


0 recadinhos