Resenha: Tina (Respeito) - Fefê Torquato


Oi gente! Hoje trago para vocês a resenha da linda HQ Tina: Respeito. O quadrinho é um projeto da Graphic MSP, que apresenta os personagens clássicos de Mauricio de Sousa, através da ótica de variados e consagrados ilustradores brasileiros. No caso de Tina Respeito, ficou a cargo da ilustradora Fefê Torquato, apresentar um tema que infelizmente, vez ou outra, pode fazer parte da vida de nós mulheres: o assédio no trabalho.


Sobre a obra: 
Jornalista recém-formada, Tina finalmente realiza o sonho de trabalhar em uma redação. Ela só não esperava que seu maior desafio fosse ser pessoal, e não profissional. Em Respeito, Fefê Torquato usa a clássica personagem de Mauricio de Sousa para expor um problema que mulheres enfrentam dia a dia, e precisa acabar: o assédio. 

Minha opinião:
Adorei as ilustrações de Fefê Torquato! Ela transmite muito sentimento através

de seus traços, o que possibilita uma maior inserção emocional em toda a situação enfrentada por Tina. Como mulher, posso afirmar que infelizmente esta questão do assédio não está presente apenas na ficção, ela é extremamente real e acho que é quase impossível encontrar uma mulher que não viveu esta terrível situação. 

Apesar de atualmente estarmos inseridas em "Tempos Modernos", o machismo ainda é muito arraigado em nossa sociedade. Frequentemente, temos que batalhar para sermos respeitadas, sendo que isto, deveria ser um direito incontestável de todas as mulheres, seja no âmbito profissional ou pessoal. Aliás, respeitar e ser respeitado, deveria ser algo intrínseco de todos os seres humanos, independente de seu gênero cor, religião,entre outros.
" O mundo olha pra você e te define de acordo com o que ele enxerga. Você é mulher, você é negra, você é lésbica, você é trans. Cada um pondo você um passo atrás da linha de partida. Não importa o quanto você se esforce, já está definindo o que você é capaz ou não de fazer. E você não tem o direito de errar. Porque mesmo depois de anos acertando, ao primeiro erro, volta ao inicio e tem que começar tudo de novo. E se eles não vencem você pela exaustão, vencem pela intimidação." (trecho da HQ, pág. 64)


Sobre a autora: 
Fefê Torquato é uma catarinense criada em Curitiba. Estudou música na faculdade, mas encontrou nos quadrinhos a melhor forma de se expressar e de se comunicar com o mundo. Ela gosta de muita coisa, como tocar flauta, ouvir bossa nova, assistir Seinfeld, fazer bolo, andar de bicicleta, brincar com os cachorros, dormir e sonhar acordada. E gatos. Ela não só gosta de gatos como ela acha que é um deles. Hoje vive na sua pequena cidade natal cercada mais de bichos do que de gente. E pretende continuar assim.

0 recadinhos