O Encanto Literário


Foi de forma despretensiosa que criei o Encanto Literário em novembro de 2011, quando a blogosfera ainda estava engatinhando e as redes sociais começaram a cair no gosto de todos. Em 2010, me formei em Letras Português/Inglês e sentia falta do ambiente acadêmico, o qual me permitia debater com pessoas variadas, assuntos do universo literário. Além disso, desde a adolescência eu escrevia textos autorais e desejava compartilhá-los com outras pessoas, então, com tudo isso em mente, criei o blog.

Ao longo dos anos, ele foi passando por várias reestruturações em busca de desenvolvimento e melhorias não apenas estéticas, mas também funcionais. Porém, conciliar todas as obrigações da vida profissional com a pessoal é algo bem complicado e por este motivo, fiquei longos períodos sem publicar no blog. Com o tempo, apesar de meu trabalho ser muito importante pois, é através dele que tenho uma renda financeira, percebi que focar a vida apenas no trabalho, não me fazia totalmente feliz, era como se minha existência fosse incompleta. Então, em 2017 decidi investir mais tempo no blog.

De lá para cá, adquiri um domínio e fiz algumas mudanças no código de layout do Encanto Literário, buscando um visual mais clean e contemporâneo, além de finalmente possuir uma logo, processo que demandou algumas noites em claro e inúmeras ideias descartadas, até que minha paixão pelo universo vintage/retrô, falou mais alto e desta forma, encontrei para o blog uma identidade visual que refletisse isso.

Atualmente, é através de muita teimosia e amor, que este espaço é mantido, uma vez que ele não é autossustentável (ainda) financeiramente. A satisfação pessoal e acreditar na magia dos livros, são os combustíveis que me impulsionam a seguir. 

Sejam bem vindos! 



Precursora e Criadora de Conteúdo

Nasceu em Pernambuco no ano de 1983. A paixão pelo universo dos livros a conduziu a Livraria Laselva, onde trabalhou por mais de cinco anos. É formada em Letras/Inglês pela UNISA/SP. Em 2011, criou o blog Encanto Literário e suas redes sociais, com o intuito de compartilhar seu amor pelos livros e divulgar textos de sua autoria. No período de maio de 2015 a novembro de 2016, atuou como escritora voluntária no site da Rádio Educativa FM 105,9 (Piracicaba/SP). Em 2018, colaborou com a revisão da Antologia Sonhos Literários, na qual também consta um poema de sua autoria. De julho de 2018 à abril/2019, foi colunista voluntária do site da Revista Conexão Literatura e desde 2010, atua como secretária. 

Autor convidado
Paulista, nasceu no ano de 1974. Apaixonado por literatura desde menino, após muitos contos e poemas, entrou no site Recanto das Letras, onde tem centenas de contos, sonetos e poemas publicados. Formou-se em Letras pela UNISA/SP e pós graduou-se em Tradução pela Universidade Anhanguera. 

Ex-Resenhista 

Designer, escritora, esposa e mãe da fofissima Alice. Ama ler de tudo um pouco, mas principalmente romances melosos ou históricos. Suas autoras favoritas são Julia Quinn, Meg Cabot e J. R. Ward, porém tem um gosto literário diversificado. Sonha um dia ver seus livros publicados por uma grande editora. Por ser designer, ama o mundo da linguagem HTML, e sempre se perde nela para deixar seus clientes do MK Designer e Layouts felizes. É apaixonada por música, sempre que pode vive cantando e dançando pela casa. Foi resenhista do blog em 2019.

Ex-Assessora de Comunicação
Graduada em Publicidade e Propaganda pela UNISA/SP e pós-graduada em Mídias e Redes Sociais na Universidade Anhembi Morumbi/SP. Apaixonada por videogames, filmes e séries é também fã de fotografia e do universo fantástico de Harry Potter. 
Em 2016 atuou como assessora de comunicação, auxiliando com a divulgação e conteúdo do Encanto Literário. Em 2017 criou o site Najinara Lira, onde compartilhava assuntos variados e em 2019 tornou-se streamer de jogos no Twich.